Sobre o site

O Portal da Memória resultou do Projeto "CEFET-RN a caminho do Centenário", iniciado em 2006 pela equipe de Comunicação Social da Unidade Sede - Natal. Sua finalidade é compartilhar a memória do IFRN, instituição centenária, criada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices de Natal. Contato: arquivo.cnat@ifrn.edu.br.

 

 
Você está aqui: Página Inicial / Ex-diretores / Pedro Martins de Lima

Ex-diretores

Pedro Martins de Lima

Pedro Martins de Lima

De: 30/06/64

Até: 01/03/68

Instituição: EIN/Escola Industrial Federal do Rio Grande do Norte

Pedro Martins de Lima

Pedro Martins de Lima dirigia a instituição quando a mesma foi transferida para o prédio da Avenida Senador Salgado Filho, local onde se encontra situada até hoje.

 
Alunos em 1967

 

Sucessor do irmão Irineu Martins de Lima, quando de sua transferência para a Escola Industrial da Bahia, o professor Pedro Martins de Lima dirigiu a instituição de 1964 a 1968.

Formou-se em mestre de artífices pela Escola Industrial de Natal e participou, em Curitiba, do Curso de Formação de Professores do Ensino Técnico, promovido pela Comissão Brasileiro-Americana de Educação Técnico-Industrial (CBAI). Capacitou-se, no Estado de Nova Orleans (EUA), no curso Intensivo para Formação de Lideranças em países da América Latina, patrocinado pela Organização das Nações Unidas.

Foi admitido como funcionário em 1944, ocupando as funções de artífice diarista e professor chefe do Curso de Forja e Serralheria.

Mais tarde, integrou a Comissão Interventora na Escola Técnica Federal da Bahia, permanecendo por mais de duas décadas à frente da sua Diretoria Didático-pedagógica. Como desportista, chefiou delegações e exerceu a direção de basquete do América Futebol Clube, de cuja modalidade esportiva foi jogador, técnico e juiz.

Faleceu em Aracaju/SE, no dia 18 de agosto de 2007.

Fonte: Professor Alcir Veras, economista e amigo pessoal do ex-diretor.

Ações do documento