Sobre o site

O Portal da Memória resultou do Projeto "CEFET-RN a caminho do Centenário", iniciado em 2006 pela equipe de Comunicação Social da Unidade Sede - Natal. Sua finalidade é compartilhar a memória do IFRN, instituição centenária, criada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices de Natal. Contato: arquivo.cnat@ifrn.edu.br.

 

 
Você está aqui: Página Inicial / Atos e Fatos
Banda de Música da ETFRN

Banda de Música da ETFRN

A existência de uma banda de música na instituição remonta à Escola Industrial de Natal. Nessa época, a Banda Marcial, era composta por cornetas e percussão, com um repertório de pequenas marchas. Em junho de 1985, quando o professor Marcos Aurélio de Lima assumiu a regência da Banda, a escola adquiriu saxofones, trombones, saxhornes, tubas e outros instrumentos, até que em 1986, tiveram início as aulas teóricas para que os instrumentistas de sopros aprendessem a ler partituras. Nos anos seguintes, o novo regente desenvolveu um repertório mais diversificado, com a inclusão de músicas populares e trechos de grandes clássicos, de modo que a banda passou a ser cada vez mais solicitada para participar de eventos diversos em Natal e em festas pelo interior do RN. A partir daí, o grupo participou de vários Encontros de Bandas do Nordeste e, no final dos anos 80, deu origem ao Grupo de Metais, que incluía, além dos instrumentos de sopros, bateria, guitarra, baixo e teclado. A Banda e o Grupo de Metais constituíram uma Escola de Música dentro da ETFRN, ensinando os músicos a leitura básica de partitura e a tocar um repertório cada vez mais diversificado e complexo.

Banda de Música da ETFRN - Leia mais…

Banda americana se apresenta no aniversário da ETFRN

Banda americana se apresenta no aniversário da ETFRN

Banda Naval de Espetáculos da Marinha dos Estados Unidos se apresentou no Ginásio de Esportes da Escola Técnica Federal do RN. (Diário de Natal, 31-10-80)

Banda americana se apresenta no aniversário da ETFRN - Leia mais…

CEFET anuncia a conclusão das novas unidades

CEFET anuncia a conclusão das novas unidades

As novas UNEDs irão acomodar cerca de 790 alunos de ensino integrado (ensino médio em paralelo com a formação técnica). Na criação dessas unidades, foram investidos R$ 6 milhões.

CEFET anuncia a conclusão das novas unidades - Leia mais…

CEFET forma primeira turma do curso de língua japonesa

CEFET forma primeira turma do curso de língua japonesa

O curso de língua japonesa, implantado no CEFET-RN comemora a formatura de sua primeira turma. (O Jornal de Hoje, 31-01-2001)

CEFET forma primeira turma do curso de língua japonesa - Leia mais…

Centro Lítero Recreativo Nilo Peçanha

Centro Lítero Recreativo Nilo Peçanha

O Centro foi fundado em 1940 na Escola Industrial de Natal. Mais tarde passou a Centro Cívico Nilo Peçanha e em 1985 transformou-se em Grêmio Estudantil Djalma Maranhão.

Centro Lítero Recreativo Nilo Peçanha - Leia mais…

Construção do Auditório da ETFRN

Construção do Auditório da ETFRN

A construção do Auditório da ETFRN começou em 1986. O Auditório é palco de palestras, encontros e eventos do CEFET e da comunidade.

Construção do Auditório da ETFRN - Leia mais…

Coral Profa. Lourdes Guilherme

Coral Profa. Lourdes Guilherme

Ex-aluna do músico Heitor Villa-Lobos, incentivador do projeto que tornou obrigatório o canto orfeônico nas escolas, com foco em obras de autores nacionais e repertório de cunho cívico-patriótico, a profa. Maria de Lourdes Filgueira Guilherme foi a primeira a introduzir a educação musical na Escola Industrial de Natal, na década de 40. Em sua homenagem, o coral do atual Campus Natal-Central doIFRN, criado em 1975, leva o nome da referida professora. Atualmente, o Coral está sob a regência da professora Ana Judite.

Coral Profa. Lourdes Guilherme - Leia mais…

EFTRN vence prova que inaugura a sua piscina

EFTRN vence prova que inaugura a sua piscina

A ETFRN venceu a prova que inaugurou a sua piscina, no dia 27/10/1980. a modalidade campeã foi a masculina. A solenidade de inauguração da piscina ocorreu com a presença do Diretor Marcondes Mundim Guimarães, o corpo docente, fisicultores e alunos. A piscina, que possui 05 raias é semi-olímipica (25m X12,5) e fica ao lado do Ginásio.

EFTRN vence prova que inaugura a sua piscina - Leia mais…

ETFRN tem sala de estudos com nome de Miriam Coeli

ETFRN tem sala de estudos com nome de Miriam Coeli

A nova sala de estudos dos professores da ETFRN recebeu o nome de Miriam Coeli, contando com uma área aproximada de 240m². (A República, 23-05-83)

ETFRN tem sala de estudos com nome de Miriam Coeli - Leia mais…

Fundação da ASETFRN - 1975

Fundação da ASETFRN - 1975

A Associação dos Servidores da Escola Técnica Federal do RN - ASETFRN - atual ASIF-RN - teve seu estatuto registrado em cartório no dia 29/05/1975. Surgiu com o objetivo de proporcionar lazer, qualidade de vida e auxílio aos servidores da referida Escola.

Fundação da ASETFRN - 1975 - Leia mais…

Ingresso de mulheres nos cursos da ETFRN

Ingresso de mulheres nos cursos da ETFRN

A presença de alunas nos cursos regulares da instituição ocorreu, pela primeira vez, no ano de 1975, com a matrícula compulsória da estudante Nelma Sueli Marinho de Bastos, no curso de Edificações, cujo pai, à época, militar, havia sido transferido do Rio de Janeiro para Natal. É interessante esclarecer, no entanto, que antes da entrada de Nelma, outras mulheres já haviam freqüentado alguns cursos básicos oferecidos pela ETFRN em regime de intercomplementaridade, nos quais os candidatos cursavam apenas as disciplinas técnicas.

Ingresso de mulheres nos cursos da ETFRN - Leia mais…

Instalação e Posse do Conselho de Representantes

Instalação e Posse do Conselho de Representantes

O Conselho de Representantes foi instituído na Escola em 1961, tendo como Diretor Luiz Carlos Abbott Galvão. Os principais objetivos do Conselho eram apreciar os quadros do pessoal docente, técnico e administrativo necessários ao funcionamento da Escola, além de baixar as normas disciplinadoras dos concursos destinados à seleção de pessoal para a Escola, criar e suprimir cursos, ouvido o Conselho de Professores, e aprovar a sua organização, conceder licenças a professores e funcionários, para participarem de cursos ou estágios visando à melhoria dos seus conhecimentos, quando o interesse da Escola o justificar, autorizar a promoção de cursos de aperfeiçoamento e melhoria de conhecimentos para professores e funcionários da Escola e aprovar a publicação, por conta da Escola, de revistas, boletins e artigos de interesse para a cultura e o ensino e, particularmente, para o estabelecimento, visando à sua maior difusão.

Instalação e Posse do Conselho de Representantes - Leia mais…

JEBEI

JEBEI

Jogos Brasileiros do Ensino Industrial - JEBEI - ETFPB - 1968

JEBEI - Leia mais…

NIT - Núcleo de Incubação Tecnológica

NIT - Núcleo de Incubação Tecnológica

Em 16/07/1998, em parceria com o SEBRAE-RN, é inaugurado o Núcleo de Incubação Tecnológica – NIT, primeiro programa de incubação de empresas no Estado do Rio Grande do Norte. O Programa de Incubação Tecnológica do NIT objetiva o apoio ao surgimento de empresas de serviços e/ou produtos com inovação tecnológica, como forma de promover a geração de empregos e o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas dentro das áreas compatíveis com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pela Escola. Hoje o NIT conta com 12 empresas, sendo oito incubadas e quatro graduadas.

NIT - Núcleo de Incubação Tecnológica - Leia mais…

Pentatlo Nacional teve mais de 2 mil atletas na Escola Técnica

Pentatlo Nacional teve mais de 2 mil atletas na Escola Técnica

Foi sediada na Escola Técnica Federal do RN, a 1ª etapa natalense do Pentlato Nacional. (Diário de Natal, 26-08-80)

Pentatlo Nacional teve mais de 2 mil atletas na Escola Técnica - Leia mais…

Prédio da Av. Rio Branco abriga presos políticos

Prédio da Av. Rio Branco abriga presos políticos

No ano de 1935, o prédio da antiga Escola de Aprendizes Artífices de Natal serviu de presídio de guerra para os presos políticos das rebeliões ocorridas no mês de novembro do mesmo ano. A requisição do prédio, feita pelo governador do Estado do Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes Gurjão, ao diretor da Escola, Antonio Carlos de Mello Barreto, foi justificada pela falta de acomodação para os prisioneiros nas prisões de Natal. Fonte: A República, dez. 1935

Prédio da Av. Rio Branco abriga presos políticos - Leia mais…

O prédio da Avenida Rio Branco é tombado

O prédio da Avenida Rio Branco é tombado

O prédio localizado na Avenida Rio Branco, nº 743, no bairro da Cidade Alta já serviu de quartel e de escola. A proposta de tombamento, iniciada em 1993, foi conluída em janeiro de 1999.

O prédio da Avenida Rio Branco é tombado - Leia mais…

Reinauguração do Prédio da Avenida Rio Branco

Reinauguração do Prédio da Avenida Rio Branco

A reinauguração do prédio localizado à Avenida Rio Branco, n.º 753, onde funcionou durante 53 anos a antiga Escola Industrial de Natal, foi o ponto alto das comemorações que marcaram o centenário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em setembro de 2009. Nele, foi implantado o Campus Cidade Alta.

Reinauguração do Prédio da Avenida Rio Branco - Leia mais…