Sobre o site

O Portal da Memória resultou do Projeto "CEFET-RN a caminho do Centenário", iniciado em 2006 pela equipe de Comunicação Social da Unidade Sede - Natal. Sua finalidade é compartilhar a memória do IFRN, instituição centenária, criada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices de Natal. Contato: arquivo.cnat@ifrn.edu.br.

 

 
Você está aqui: Página Inicial / Ex-diretores / Alcides Feijó Raupp

Ex-diretores

Alcides Feijó Raupp

Alcides Feijó Raupp

De: 01/03/27

Até: 14/10/30

Instituição: Escola de Aprendizes Artífices

Alcides Feijó Raupp

Alcides Feijó Raupp foi um dos diretores enviados por meio do Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico.

 Alunos na aula de Educação Física

Nascido em São Leopoldo/RS, em 8 de março de 1901, filho de Antonio Raupp e Amélia Feijó, Alcides Raupp assumiu a direção da Escola de Aprendizes Artífices de Natal aos 27 anos, tendo sido contratado pelo Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico.

Alcides Raupp era contra-mestre de trabalhos em metal, ex-encarregado da seção de forja e serralharia, latoaria e instalações domiciliárias do Instituto Parobê, pertencente à Escola de Engenharia de Porto Alegre, onde se diplomou.

A convite do governador do Estado de Sergipe, Graccho Cardoso (1922-1926), Alcides Raupp instalou e dirigiu, em Aracaju, o Instituto Profissional Coelho e Campos, atual Centro de Tecnologia Coelho e Campos, vinculado ao SENAI/SE.

Com o fim do Governo Graccho Cardoso, em outubro de 1926, Alcides Raupp mudou-se, com a família, para Natal, onde assumiu, em 08 de fevereiro de 1927, a direção da Escola de Aprendizes Artífices de Natal, permanecendo no cargo até 14 de outubro de 1930. Faleceu em São Paulo, em 27 de maio de 1957.

Ações do documento