Sobre o site

O Portal da Memória resultou do Projeto "CEFET-RN a caminho do Centenário", iniciado em 2006 pela equipe de Comunicação Social da Unidade Sede - Natal. Sua finalidade é compartilhar a memória do IFRN, instituição centenária, criada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices de Natal. Contato: arquivo.cnat@ifrn.edu.br.

 

 
Você está aqui: Página Inicial / Ex-diretores / Silvino Bezerra Neto

Ex-diretores

Silvino Bezerra Neto

Silvino Bezerra Neto

De: 11/05/15

Até: 07/04/18

Instituição: Escola de Aprendizes Artífices

Silvino Bezerra Neto

Sua personalidade ativa e determinada, possibilitou-lhe uma atuação exemplar em diversas associações culturais e filantrópicas, em paralelo ao exercídio da profissão de jurista.

Capa do Relatório da Gestão de Silvino Bezerra Neto

O sucessor de Sebastião Fernandes na direção da Escola de Aprendizes Artífices de Natal foi Silvino Bezerra Neto, que assumiu o cargo aos 28 anos e cuja gestão durou de abril de 1915 a março de 1918.

Nascido em Caicó, em 30/04/1887, Silvino formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, com apenas 22 anos de idade. Iniciou sua carreira profissional como promotor público e juiz de direito na gestão dos governadores Alberto Maranhão e Joaquim Ferreira Chaves. No governo do seu irmão, José Augusto Bezerra de Medeiros, assumiu as funções de chefe de polícia, procurador geral do Estado, presidente da Seção Regional da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/RN, desembargador do Supremo Tribunal de Justiça e membro do Tribunal Regional de Justiça Eleitoral, órgão no qual se aposentou em 1937.

Faleceu em 1969, aos 81 anos, depois de ocupar importantes cargos públicos e atuar em diversas associações de caráter cultural e filantrópica. Silvino Bezerra foi fundador e primeiro presidente da Associação de Assistência a Psicopatas, entidade que criou o Hospital Colônia, membro da Liga de Ensino do RN, mantenedora da Escola Doméstica de Natal, membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN e sócio fundador do Clube dos Trovadores Potiguares.

Fonte: Sr. Luiz Gonzaga Meira Bezerra, filho do ex-diretor, em entrevista concedida a Arilene Lucena de Medeiros e Ana Larissa Cardoso, em agosto de 2008.

Ações do documento