Sobre o site

O Portal da Memória resultou do Projeto "CEFET-RN a caminho do Centenário", iniciado em 2006 pela equipe de Comunicação Social da Unidade Sede - Natal. Sua finalidade é compartilhar a memória do IFRN, instituição centenária, criada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices de Natal. Contato: arquivo.cnat@ifrn.edu.br.

 

 
Você está aqui: Página Inicial / Ex-diretores / Floriano Cavalcante de Albuquerque

Ex-diretores

Floriano Cavalcante de Albuquerque

Floriano Cavalcante de Albuquerque

De: 15/10/30

Até: 12/11/30

Instituição: Escola de Aprendizes Artífices

Floriano Cavalcante de Albuquerque

Durante toda sua vida, fez da carreira jurídica sua grande paixão.

Escola de Aprendizes Artífices

 Natural de Belém/PA, nascido a 10/12/1895, o desembargador Floriano Cavalcanti de Albuquerque teve uma das mais breves gestões à frente da Escola de Aprendizes Artífices, menos de um mês. Floriano formou-se bacharel em Direito, pelo Recife, em 1918, além de ter ocupado o posto de juiz de Direito das Comarcas de Pau dos Ferros, Canguaretama e Natal.

Era membro efetivo do Tribunal Eleitoral, corregedor da Justiça Eleitoral, diretor da “Revista do Tribunal de Justiça”, presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte. Como Deputado Estadual e Deputado à Assembléia Constituinte, elaborou a Carta Política de 1926.

Foi professor do Atheneu Norte-rio-grandense e da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrou as Academias Norte-rio-grandense de Letras e de Imprensa e o Instituto Histórico e Geográfico.

Faleceu em Natal a 07 de outubro de 1973.

Ações do documento